Limpeza do Fígado
O fígado é nosso maior filtro e se localiza do lado direito ao alto de nosso abdômen.
Além de filtrar nosso sangue várias vezes ao dia e outras funções ele é também responsável por auxiliar no processo de digestão. O que ingerimos é processado por nosso sistema digestivo em parceria com a flora intestinal.
Os nutrientes são recolhidos dos intestinos e enviados diretamente ao fígado aonde serão selecionados. As substâncias úteis ao organismo são liberadas para que cumpram suas funções. O que não nos é útil naquele momento é descartado ou, em caso de substâncias tóxicas, envolvido por sistemas de proteção para que não nos façam mal.
O organismo usa algumas vias de descarte para estas toxinas/venenos só que em um ritmo menor do que os ingerimos. Com o passar do tempo as funções do fígado ficam prejudicadas e consequentemente ineficientes. O acúmulo constante de resíduos bloqueia as vias de passagem do sangue e da bile dentro deste importante órgão.
Sabemos que um filtro sujo não consegue filtrar como desejado. No caso do fígado ele fica sobrecarregado e tem dificuldade para cumprir até mesmo suas funções mais básicas.
A sabedoria da milenar medicina chinesa nos ensina que o fígado é o mestre de nossas emoções. Quando equilibrado nos permite uma visão clara das situações e tomadas de decisões acertadas. No outro extremo, um fígado sobrecarregado nos impede de enxergar com clareza as situações – é ele que comanda nossos olhos – e nossas decisões tendem a serem feitas no impulso, comandadas por impaciência, raiva e nervosismo. Expressões próprias das sobrecargas do fígado.
E agora? Como fazemos para melhorar as funções do fígado?
Dr. Andreas Moritz (♦27-jan-1954 †21-out-2012) – alemão, estudou Medicina Ayurvédica, Nutrição, Iridologia, Shiatsu e Medicina Vibracional. Foi também artista e escritor – entendeu as respostas do corpo e do fígado e sistematizou um processo de limpeza profunda do fígado. Para que possamos limpar e manter o fígado capacitado para fazer seu trabalho ao longo da vida, de forma independente e simples. Basta que estejamos dispostos a assumir as rédeas de nossa saúde nas próprias mãos.
Para ser feito de forma segura, este processo deve seguir as diretrizes descritas por Dr. Andreas no livro “Limpeza do fígado e da vesícula” – Ed. Madras.
Para seguir estas diretrizes, recomendamos que, pelo menos na primeira vez, você seja acompanhado por pessoas experientes nestes procedimentos.